terça-feira, 17 de maio de 2011

Gentileza


Você já ficou surpreso por que algum desconhecido foi
 gentil com você? 

Muitas pessoas nem sentem, mas já se acostumaram
 com a falta de gentileza... 
E quando ela acontece, vira um evento. 

As relações ficaram tão frias, que o normal é a secura,
 a indiferença e até a hostilidade. 

As pessoas parecem estar mais preparadas para se
 defender de ofensas do que receber palavras doces
 e gestos de carinho. 

A gentileza virou artigo de luxo, peça de antiquário... 
Virou memória. 

Tem gente que desconfia de homem muito gentil... 
Dizem logo que é gay. 

Mulheres muito gentis são vistas como frescas ou falsas. 

O mundo perdeu a referência de gentileza, de delicadeza. 

Ser xingado no trânsito virou rotina. Ser destratado por
 quem ganha para servir, é comum nos estabelecimentos. 

A gente se depara com caras feias, impaciência e maus
 humores o tempo todo. até mesmo em casa... 

Mas eu não me acostumo com isso, não!
Eu quero gentileza pra minha vida.
 e quero ser gentil também. 

Quero ser tratada com respeito, com carinho... 
Tratada como gente, que é exatamente o que
 a palavra gentileza sugere... 
Gentileza é coisa de gente! 

A juventude já não acha necessário dar o lugar para
 os idosos no ônibus, no metrô, nas filas. 

Os homens já não praticam a delicadeza
 com o sexo oposto. 

As mulheres, por sua vez, se emanciparam e
 dispensam o cavalheirismo, porque acham
 que está fora de moda. 

Eu quero gentileza, sim. De homens, de mulheres,
 de crianças, de estranhos. 

Quero o gesto sutil, o telefonema de agradecimento, 
o bilhete de boas vindas, as flores, os bombons... 

Eu quero um simples olhar de sinceridade,
 porque ser verdadeiro é ser gentil também... 

Eu quero a gentileza pela gentileza.
 Por menor que seja o gesto... 
Ele faz bem, é necessário... 
E essencial! 

Texto: Lena Gino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...