sexta-feira, 1 de julho de 2011

Eu tenho um sonho - Gilberto Gil




Gilberto Gil: 26 de junho de 1942

(...) Frequentemente acordo às sextas-feiras e penso: 
hoje é sexta, eu deveria usar branco, como é de 
uso no Candomblé. 
Hoje preciso honrar meus ancestrais. 
Não raro, porém, também digo: não. 
Prefiro então usar preto, quando se espera 
branco de mim. 

E que seja apenas para mostrar que a regra 
é a exceção. É bom, de tempos em tempos, 
negar a sua própria crença, seus desejos, 
seus deuses. 

As religiões têm para mim um valor cultural. 
Aí reside seu bem.
(...) Uniformismo é o princípio dominante 
de nosso tempo. Na uniformidade globalizada 
é especialmente importante termos em mente 
quem realmente somos.

Um de meus maiores sonhos é que floresça, 
no Brasil, de toda a diversidade de correntes, 
religiões, grupos populacionais e culturas, 
que vivem em nossa terra, uma identidade 
comum. 

Eu desejo uma identidade que reconheça 
a diversidade como valor. Esta, no fundo, é 
uma tarefa diante da qual toda a humanidade 
se encontra. 

Visto por esse ângulo, o Brasil é um país muito atual..."


Gilberto Gil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...