sábado, 9 de julho de 2011

DESAPONTAMENTOS




A Frustração, sensação de futilidade e desapontamento criam uma tão pesada carga para a personalidade, que muitas pessoas sucumbem sob ela. As pessoas terão mais saúde, serão mais felizes, dormirão melhor e viverão mais eficientemente quando aprenderem a manejar, com habilidade, seus desapontamentos.
Vamos aprender e começar a praticar tal habilidade nesta lição.


1 - Pense em cada desapontamento como numa mensagem de Deus. Ele está tentando, por esse meio, dizer-lhe alguma coisa. Talvez esteja dizendo: "Não, isso não é bom para você; não, dessa forma não se deve fazer isso." Você está fadado a ter desapontamentos se não fizer as coisas de maneira correta. Somente Deus é a eqüidade perfeita. Se você está enfrentando erradamente seus problemas, as coisas estão tendentes ao erro, mesmo quando se trata de algo que você deseje fazer. Portanto, se sofrer desapontamentos, é sensato pensar que tal desapontamento é mensagem de Deus. Ele está sacudindo a cabeça e dizendo: "Não, você não está fazendo isso direito."


2 - Seu desapontamento pode tomar a forma de uma esperança não realizada, de uma ambição frustrada, da morte de um ser querido, do fracasso em algo para cuja obtenção trabalhou diligentemente. Ainda assim, isso tudo deve ser olhado como uma mensagem de Deus, os resultados devem ser vistos como parte de um plano que Ele vê como o melhor, embora seja desapontador para você. A paz e o conforto serão encontrados, bem como a direção correta, pela aquiescência, sem amargura, ao desejo dele.


3 - Sugiro que adote a prática de uma mulher de negócios que teve grande êxito, e que entrega cada dia nas mãos de Deus. Antes de sair, pela manhã, põe todo o seu dia nas mãos de Deus. Como resultado disso, ela diz que nada pode ser desapontamento, porque, aconteça o que acontecer, será de acordo com o plano e o desejo dele. Isso muda o desapontamento em seu "apontamento". As coisas mais maravilhosas acontecem, declara ela, como resultado desse plano de vida cotidiana. O Salmo 37:5 descreve o caso assim: "Entrega teu caminho ao Senhor; confia nele; e o mais Ele fará."


4 - Quando tiver feito tudo quanto pode sobre determinado assunto, e o resultado venha a ser realmente desapontador, e nenhum pensamento ou atividade adicional possa melhorar a situação, habitue-se a deixá-la para trás. Não arraste o ônus pesado de um desapontamento pela vida além. Diga, com você mesmo: "Bem, eu fiz o que pude e estou desapontado - esse deve ser o caminho que Deus preferiu. Portanto, aceitarei a situação." Um dos maiores textos da Bíblia, para ajudar a deixar o desapontamento para trás, é Filipenses, 3:13-14: "Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Jesus Cristo." Mesmo agora, ao ler isto, diga com você mesmo: "Deixo meu desapontamento de lado; abandono-o; afasto-me dele."


5 - Se há ainda alguma coisa que você possa fazer quanto ao assunto, não se entregue ao desapontamento. Continue rezando pelo caso. Continue trabalhando nele. Continue acreditando nele. Thomas A. Edison desejava fazer uma bateria de ferro-níquel alcalina. Realizou cinqüenta mil experiências e fracassou cinqüenta mil vezes. Alguém lhe perguntou: "Esses fracassos não o desapontam?" "Absolutamente" - respondeu Edison - "pois aprendi cinqüenta mil formas através das quais o que quero fazer não pode ser feito; portanto, estou cinqüenta mil vezes mais próximo da experiência final, que será a auspiciosa." Tal experiência veio, naturalmente, e ele fez sua bateria. Edison era um gênio, é verdade, mas uma grande parte de seu gênio consistiu em jamais ceder ao desapontamento, desistindo.


6 - No ponto anterior expusemos que Edison utilizava seus desapontamentos tirando vantagem deles, pois permitia que cada desapontamento, mostrando-lhe como NÃO fazer o que fazia, o guiasse para a maneira de fazer o que queria. Portanto, mantenha-se aberto para o plano que Deus tem a seu respeito. Se, digamos, sofrer um desapontamento depois do outro, é possível que esteja tentando forçar a abertura de portas que Deus não quer que atravesse. Continue a trabalhar em sua vida, sempre orando, e então esses desapontamentos, ou, como no caso de Edison, essas experiências auspiciosas, o levarão à porta correta.


7 - Medite na significação da palavra desapontamento. O prefixo des denota separação de. Usado em conexão com a palavra "apontamento", significa separação de seu "apontamento". Isso implica em dizer que há um "apontamento" para você, mas você faltou a ele, logo houve um desapontamento. A solução é dizer ao Senhor, queda e humildemente: "Senhor, corrigi o erro que cometi e que me fez perder o "apontamento" que tinhas para mim, e guiai-me até ele."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...